Jogos de teatro e Música

 

Com aline Dias e alexander Souza

 

Introdução

 

A atividade, desenvolvida pelo músico e arte-educador Alexander Souza, em conjunto com a atriz e arte-educadora Aline Dias Camoles, é composta por jogos teatrais e de criação musical que levam os participantes a experimentarem a criação artística nessas duas áreas, trazendo sua imaginação e sua afetividade como ingredientes para a criação de uma narrativa sonoro-teatral a ser levada ao palco pelas crianças envolvidas.

Objetivo

 

Proporcionar um espaço de vivência criativa das práticas de teatro e criação musical aos participantes, concretizando um ciclo de realização artística baseado na materialização da imaginação e das emoções das crianças por meio da cena e da sonoridade. Desenvolver experiência de criação coletiva de narrativas a partir da imaginação infantil, dando voz e expressividade a alegrias, anseios, tristezas, medos e desejos das crianças envolvidas.

 

Desenvolvimento e cronograma

 

1)Introdução: Contação de história com música pelo grupo

 

2) Desenvolvimento:

a) Participação das crianças na alteração do final da história, dirigindo a cena

b) As crianças se tornam atores da cena, encenando o final da mesma história

c) Jogo de criação coletiva de outra história, com personagens compostos por sentimentos trazidos pelos participantes

d) Divisão dos participantes em atores, sonoplastas e plateia, separação de adereços e encenação da história criada, com música para finalização da apresentação

 

3)Finalização:

a) Jogo para expressão corporal com música

b) Cantoria dos participantes, puxada pelo grupo

 

Justificativa

 

No contexto das transformações tecnológicas no modo de vida da sociedade, as crianças têm tido cada vez menos espaços de interação, o que também dificulta o processo de aprendizado socioemocional. A vivência proposta estimula a expressividade individual, com o contorno da narrativa apresentada, e a interação entre as crianças, por meio de jogos que desenvolvem a criatividade. Além disso, de maneira lúdica, a atividade auxilia no processo de nomeação das emoções e dos sentimentos pelas crianças, por meio da construção de narrativas e da encenação de personagens baseados em conteúdos expressos ao longo do jogo.

 

Sinopse

Oficina voltada ao público infantil, composta por jogos teatrais e de criação musical que estimulam os participantes a experimentarem a criação de narrativas e a encenação, materializando sua imaginação em uma realização artística.

atriz educadora

Aline Dias Camolês é atriz e arte-educadora, graduada em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da USP.

 

Participou, como atriz, do grupo Supernova Arte e Cia (Santos-SP), na peça Compacto Disco e na perfomance O Ovo.

 

Atualmemte, compõe, como atriz, o grupo Ô de Casa de cultura popular, de São Paulo, junto ao qual atuou nos espetáculos Jorge Amado de Todos e Sarau Caipira.

 

Como dramaturga, participou da criação da peça Buraco Filosófico, junto ao Núcleo Anatol Rosenfeld de teatro, orientado pela Companhia do Latão. Dirigiu a montagem de Terror e Miséria, um ensaio, em 2018.

Drt 41068/SP

Músico educador

Alexander Souza é natural de são Paulo, formado na área de MPB/Jazz pelo Conservatório de Tatuí . Foi professor do curso de MPB/Jazz do Conservatório e monitor do grupo pedagógico e artístico “Jazz Combo”. Foi aluno do curso de Licenciatura em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos no período 2013 a 2016.

- Participou do curso de formação em Biopsicologia, ministrado por Madeline Susan Andrews (Instituto Visão Futuro).

- 2012 Curso de Empatia e Criatividade: Professores Cristina Sano - Atriz e pedagoga (USP), Carlos Mani Ator (USP), Paulo de Jesus Yogue e Psicólogo

- Participou do Curso de Narração de História, com Ana Luisa Lacombe, realizado em abril de 2016. 

- WorkShow A música na história com Ana Luísa Lacombe e Sérvulo Augusto, 02 de maio de 2016.

Atualmente desenvolve projetos musicais autorais, acompanha artistas e dedica-se a área de educação musical,  para crianças e adultos.

Entre em contato

Benefícios da prática e experiência Teatral e musical

 

  • desenvolvimento cognitivo  e coordenação motora

  • percepção e escuta ativa

  • criatividade e espontaneidade

  • sociabilidade

  • repertório e apreciação Musical

  • sensibilidade estética

  • desenvolvimento emocional