12744566_929505127145427_516179976809113

Introdução

 

A atividade, desenvolvida pelo músico e arte-educador Alexander Souza, em conjunto com a atriz e arte-educadora Aline Dias Camoles, é composta por jogos teatrais e de criação musical que levam os participantes a experimentarem a criação artística nessas duas áreas, trazendo sua imaginação e sua afetividade como ingredientes para a criação de uma narrativa sonoro-teatral a ser levada ao palco pelas crianças envolvidas.

Objetivo

 

Proporcionar um espaço de vivência criativa das práticas de teatro e criação musical aos participantes, concretizando um ciclo de realização artística baseado na materialização da imaginação e das emoções das crianças por meio da cena e da sonoridade. Desenvolver experiência de criação coletiva de narrativas a partir da imaginação infantil, dando voz e expressividade a alegrias, anseios, tristezas, medos e desejos das crianças envolvidas.

 

Desenvolvimento e cronograma

 

1)Introdução: Contação de história com música pelo grupo

 

2) Desenvolvimento:

a) Participação das crianças na alteração do final da história, dirigindo a cena

b) As crianças se tornam atores da cena, encenando o final da mesma história

c) Jogo de criação coletiva de outra história, com personagens compostos por sentimentos trazidos pelos participantes

d) Divisão dos participantes em atores, sonoplastas e plateia, separação de adereços e encenação da história criada, com música para finalização da apresentação

 

3)Finalização:

a) Jogo para expressão corporal com música

b) Cantoria dos participantes, puxada pelo grupo

 

Sinopse

Oficina voltada ao público infantil, composta por jogos teatrais e de criação musical que estimulam os participantes a experimentarem a criação de narrativas e a encenação, materializando sua imaginação em uma realização artística.

Músico educador

Alexander Souza é natural de são Paulo, formado na área de MPB/Jazz pelo Conservatório de Tatuí. Foi professor do curso de MPB/Jazz do Conservatório na área de Saxofone, Flauta transversal e Prática de Conjunto (2004-2010) e monitor do grupo pedagógico e artístico “Jazz Combo” (2009-2015). Foi Professor, coordenador e maestro assistente da big band - céu jambeiro e  aluno do curso de Licenciatura em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos no período 2013 a 2016.

- Participou do curso de formação em Biopsicologia, ministrado por Madeline Susan Andrews (Instituto Visão Futuro).

- 2012 Curso de Empatia e Criatividade: Professores Cristina Sano - Atriz e pedagoga (USP), Carlos Mani Ator (USP), Paulo de Jesus Yogue e Psicólogo

- Participou do Curso de Narração de História, com Ana Luisa Lacombe, realizado em abril de 2016. 

- WorkShow A música na história com Ana Luísa Lacombe e Sérvulo Augusto, 02 de maio de 2016.

Atualmente desenvolve projetos musicais autorais, acompanha artistas e dedica-se a área de educação musical,  para crianças e adultos.

Entre em contato

Benefícios da prática e experiência Teatral e musical

 

  • desenvolvimento cognitivo  e coordenação motora

  • percepção e escuta ativa

  • criatividade e espontaneidade

  • sociabilidade

  • repertório e apreciação Musical

  • sensibilidade estética

  • desenvolvimento emocional