Bio

Formação

Natural de São Paulo, Alexander Souza é músico, multi-instrumentista, compositor, saxofonista (alto, tenor e soprano), flautista (transversal, flauta em sol e piccolo) e produtor. É formado na área de MPB/Jazz, pelo Conservatório de Tatuí (1995), onde estudou também música clássica (1988-1992). Foi professor do curso de MPB/Jazz do Conservatório na área de Saxofone, Prática de Conjunto (2004-2010) e monitor do grupo pedagógico e artístico “Jazz Combo” (2009-2015). Foi aluno do curso de Licenciatura em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos no período de 2013 a 2016 (interrompido). Estudou “Composição e Orquestração” com Edson Beltrami e “Som para Cinema e TV” na Academia Internacional de Cinema – AIC (2015), em São Paulo. Tem formação técnica em sonoplastia pelo SENAC-SP (2015).

Premiações

Melhor Instrumentista no Festival de Música Popular de Avaré - FAMPOP (2000) e recebeu “Prêmio Revelação” com a composição “Brasil em 3x4” no Festival Instrumental de Americana (2000).

Gravações

Contabiliza participações em vinte Cds, sendo quatro discografias em grupos “André marques e a Vintena brasileira”, “Casa de Marimbondo”, “Jazz Combo” e "Lupa Santiago, Paulo Flores e Jazz Combo do Conservatório de Tatuí".

Atuações

Atuou como músico solista em grupos de várias formações como duos, quartetos, música de câmara, big bands, orquestras e bandas sinfônicas, tendo trabalhado sob regência de maestros, compositores e arranjadores nacionais e internacionais. Fez parte dos grupos Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, Vintena Brasileira e André Marques, Trovadores Urbanos, Casa de Marimbondo entre outros.

 

Apresentações com artistas e grupos

Em sua carreira apresentou-se com artistas como Elza Soares, Danilo Caymmi, Rosa Passos, Paulo Freire, Vintena Brasileira e Hermeto Pascoal, Léa Freire, Toninho Ferraguti, maestro Laercio de Freitas, Edmundo Vilani-Côrtes, Nenê, John Hollebeck, Ed Sarath, Eduardo Neves, Sara Serpa, Fafá de Belém, Lucila Novaes e Bruna Caram, Max de Castro, Sebastião Biano e Banda de Pífanos de Caruaru, Quinteto em Branco e Preto, entre outros.

Festivais

Participação em diversos festivais no Brasil, tais como: Festival de Campos do Jordão, Chorando Sem Parar, Festival internacional de Londrina, Brasil Instrumental-Tatuí/SP, Santos Jazz Festival, Festival de Artes de Itu, Encontro Internacional de Saxofonistas-Tatuí/SP e Painel Instrumental-Tatuí/SP.

Produções Musicais

Como compositor e produtor musical tem desenvolvido trilhas sonoras para cinema e TV, incluindo curtas-metragens e programas publicitários, tendo produzido trilhas para os canais ESPN e ESPN HD, além de trilhas para áudio-books.

Cia. de Teatro

Atuação como instrumentista (saxofone, flauta, teclado, piano, sanfona e percussão) em espetáculos de teatro e infantis, nas mais diferentes montagens, dentre elas: "Opera de Sabão" (Cia.IVO60), Ouvir para Crescer: Música é Tudo de Bom, sob direção artística de Gustavo Kurlik e musical de Luiz Amato. “Vamos todos cirandar”, "Teatro de Sombras de Ofélia"(Cia. Verde Improviso), “Viagem ao Céu”, “Sítio do Pica-Pau Amarelo” e “Azul ou Encarnado – Um Auto de Natal Brasileiro” (Grupo Teatral Novas Tendências) e Cia. Tempo de Brincar "Ciranda dos Orixás", "Varal de Memórias", Cantos de Assombração. Também dirigiu, ao lado de Sérgio Leoni, os trabalhos musicais do Núcleo de Artes do Instituto Visão Futuro – parque fundado e dirigido por Susan Andrews.

Atualmente

Apresenta-se com a cantora Lucila Novaes, Quinteto de Saxofones e com o grupo Gafieira Instrumental Paulistana do qual é co-fundador. Dedica-se ao show Ary Caymmi - uma releitura instrumental, e ao projeto autoral #Sopro Rural#, que tem como objetivo aproximar a sonoridade da família do saxofone e flauta das raízes da música caipira, valorizando o diálogo entre diversos instrumentos presentes na cultura popular do interior paulista.

Documentos/Registros

OMB: 43553 atual liminar

3 VARA FEDERAL

PROCESSO 2006.61.08.007244-9

 

DRT - 0043727(sonoplata - teatro, rádio e tv)

Acesse: Biografia completa

Site desenvolvido por Gramophone Produções Artística - Comunicação integrada

©2018 | Alexander Souza - Todos direitos reservados